quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A noite de natal texto dramático pela catarina Morais

Cena 3

Joana

-Ainda falta muito tempo para o jantar?

Criada
-ainda falta um bocadinho menina.

Acto 3
Cozinha

Joana
-Gertrudes, ouve uma coisa.

Gertrudes
-(levanta a cabeça)O que é?

Joana
-Que presentes achas que vou ter?

Gertrudes
-Não sei, não posso adivinhar.

Joana
-E achas que o meu amigo vai ter muitos presentes??

Gertrudes
-qual amigo?-

Joana
-O Manuel.

Gertrudes
-O Manuel não, não vai ter presentes nenhuns.

Joana
-Não vai ter presentes nenhuns?

Gertrudes
-(abana a cabeça)Não

Joana
-Mas porquê, Gertrudes?

Gertrudes
-Porque é pobre.os pobres não têm presentes

Joana
-isso não pode ser Gertrudes.

Gertrudes
-(fecha a tampa do forno)Mas é assim mesmo

Musica de Gertrudes

Criada
-Já chegaram os primos.

(entram os adultos)

Joana
(comenta para o público)-Com certeza que a Gertrudes se enganou.O Natal é uma festa para toda a gente.Amanhã o Manuel vai-me contar tudo. Com certeza que ele também tem presentes.

(jantam)

Primo
-Joana, ali estão os teus presentes.

Joana
-(comenta para o publico)Tal vez o Manuel tenha tido um automóvel.

Convidado(adulto)
-São onze horas e meia.São quase horas da missa.E são horas de as crianças se irem deitar.

Todos
-Boa noite. Minha querida bom Natal .

Acto 4
Na cozinha
Joana

-Bom Natal, Gertrudes.

Gertrudes
-Bom Natal.

Joana
-Gertrudes, aquilo que disseste antes do jantar é verdade?

Gertrudes
-O que é que eu disse?

Joana
Disseste que o Manuel não ia ter presentes de Natal porque os pobres não têm presentes.

Gertrudes
Está claro que é verdade.Eu não digo fantasias: não teve presentes; nem árvore de Natal; nem peru recheado; nem rabanadas. Os pobres são os pobres. Têm a pobreza.

Joana
-Mas então o natal dele como foi??

Gertrudes
-foi como nos outros dias.

Joana
-Como nos outros dias??

Gertrudes
-Uma sopa e um bocado de pão.

Joana
-Gertrudes, é verdade??

Gertrudes
-Está claro que é verdade. Mas agora era melhor que a menina se fosse deitar.

Joana
-Boa noite.

Joana
-(comenta para o publico)uma boneca, uma bola, uma caixa de tintas e livros são tal e qual os presentes que eu queria. Deram-me tudo o que queria. Mas ao Manuel ninguém deu nada.Amanha vou dar lhe os meus presentes.

Joana
-(comenta para o publico)mas amanha não e a mesma coisa.hoje é a noite de natal.tenho de ir lá hoje.

Acto 5
(sai pela janela e vai para a rua)

(cães a ladrar)

Joana
-sou eu, sou eu.

Joana
-(para o publico)será possível que eu chegue até lá?

(andou,andou)

Joana
-(para o publico)Tenho os pés frios.

(andou,andou)

Joana
-Como hei-de encontrar o caminho?

(andou,andou)

Joana
-Esta estrela parece ser um amigo, vou seguir a estrela.

(andou)

(aparece o rei)

Joana
-Será um lobo?será um ladrão?

(andou)

Joana
-Boa noite.

Rei
-Boa noite, como te chamas?

Joana
-Eu,Joana.

Rei
-Eu chamo-me Melchior.Onde vai sozinha a esta hora da noite?

Joana
-Eu vou com a estrela.


Rei
-Também eu.

(andaram,andaram)

Joana
-Boa-noite. Chamo-me Joana e vou com a estrela.

Rei 2
-Boa-noite, também vou com a estrela e o meu nome e Gaspar.

(andaram,andaram)

Joana
-Boa-noite. Chamo-me Joana e vamos com a estrela.

Rei 3
-Boa noite, eu também vou com a estrela e o meu nome é Baltasar.

(andaram,andaram)

(chegaram ao casebre de Manuel)

Joana
-Ah!, aqui é como no presépio!

Rei 2

-Sim aqui é como no presépio.

(Joana pousa os presentes no chão)

Sem comentários: