quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Texto Dramático pela Ana, Carla e Vera

Texto Dramático


A Noite de Natal

Acto 1

Cena 1

Jardim(Outono)

(Joana dança com as flores)

Cena 2
Muro

(Joana está em cima do muro)

Joana (admirada)-Ah!(a pensar):”Parece um amigo. É exactamente igual a um amigo”
Joana (excitada)-Bom dia!
Manuel (alegre)-Bom dia!

(momento em silêncio)

Joana(curiosa)-Como te chamas?
Manuel- Manuel.
Joana –eu chamo-me Joana.

(momento em silêncio e sino a tocar)


Cena 3
Jardim
Manuel(admirado)- O teu jardim é bonito?
Joana-É, vem ver.

(Joana desce o muro e abre o portão)

(Joana mostra o jardim e os seus animais)

Manuel(encantado)-É lindo,é lindo!
Joana(contente)-Aqui é o cedro.É aqui que eu brinco.

(Sentam-se na sombra do cedro)

(Ouve-se uma fábrica)

Manuel(despedido)-Meio-dia,tenho de me ir embora.
Joana(curiosa)-Onde é que tu moras?
Manuel-Além nos pinhais!
Joana-É lá a tua casa?
Manuel-É,mas não é bem uma casa.
Joana-Então?
Manuel(tristonho)-O meu pai está no céu. Por isso somos muito pobres.
A minha mãe trabalha todos os dias mas não temos dinheiro para ter uma casa.
Joana – Mas à noite onde é que dormes?
Manuel-O dono dos pinhais tem uma cabana onde de noite dormem uma vaca e um burro. E por esmola dá-me licença de dormir ali também.
Joana-E onde e que brincas?
Manuel – Brinco em toda a parte. Dantes morávamos no centro da cidade e eu brincava no passeio e nas valetas. Brincava com latas vazias, com jornais velhos, com trapos e com pedras. Agora brinco no pinhal e na estrada. Brinco com as ervas, com os animais e com as flores. Pode-se brincar em toda a parte.
Joana (desanimada) – Mas eu não posso sair deste jardim. Volta amanhã para brincar comigo.

( Manuel brinca com Joana durante o Outono)

Acto 2

Cena 1
Sala de jantar
(Chega o Natal, Joana veste o seu vestido azul e os sapatos pretos)
(Joana chega à sala de jantar e vai ter com uma criada)

Joana(excitada)- Ainda falta muito para o jantar?
Criada-Ainda falta um bocadinho menina!

Acto 3
Cozinha
(Joana vai para a cozinha)

Joana-Gertrudes, ouve uma coisa.
Gertrudes(espantada)-O que é?
Joana-Que presentes achas que eu vou ter?
Gertrudes-Não sei não posso adivinhar!
Joana-E achas que o meu amigo vai ter muitos presentes?
Gertrudes-Qual amigo?
Joana-O Manuel.
Gertrudes-O Manuel não. Não vai ter presentes nenhuns.
Joana(admirada)-Não vai ter presentes nenhuns?
Gertrudes-Não(abanando a cabeça)
Joana-Mas porquê,Gertrudes?
Gertrudes-Porque é pobre.Os pobres não têm presentes.
Joana(chatiada)-Isso não pode ser,Gertrudes!
Gertrudes-Mas é assim mesmo!

(Momento parado com Gertrudes a cozinhar)

(Criada entra na cozinha)

(Chegada dos primos)

Criada-Já chegaram os primos.
Acto 4
Sala de Jantar

(Joana vai ter com os primos)

(Chegada dos convidados para a festa de Natal)

Joana-Com certeza que a Gertrudes se enganou.O Natal é uma festa para toda a gente.Amanhã o Manuel vai-me contar tudo.Com ceteza que ele também tem presentes.

(Joana fica de novo alegre como dantes)

(Passa o jantar de Natal com: canja, bacalhau assado, perús, pudins de ovos, as rabanadas e os ananáses)

(Joana olha para o presépio e lembra-se muitas vezes do seu amigo Manuel)
(Primo de Joana puxa-lhe pelo braço)

Primo- Joana, ali estão os teus presentes.

(Joana abre os seus presentes)

Joana (a pensar): “Talvez o Manuel tenha tido um automóvel.”

Convidado- São onze horas e meia. São quase horas da missa. E são horas das crianças se irem deitar.

(Convidados saem para a missa)

Pais de Joana – Boa Noite, minha querida. Bom Natal

(Porta da casa fecha-se)

(Saída das criadas)
Acto 5
Cozinha

(Joana vai à cozinha falar com Gertrudes)

Joana- Bom Natal, Gertrudes.

Gertrudes- Bom Natal.

(momento de silêncio)

Joana(curiosa) – Gertrudes, aquilo que disseste antes do jantar é verdade?
Gertrudes – O que é que eu disse?
Joana – Disseste que o Manuel não ia ter presentes de Natal porque os pobres não têm presentes.
Gertrudes- Está claro que é verdade. Eu não digo fantasias: não teve presentes, nem árvore do Natal, nem perú recheado, nem rabanadas. Os pobres são os pobres. Têm a pobreza.
Joana- Mas então o Natal dele como foi?
Gertrudes- Foi como nos outros dias.
Joana- E como é nos outros dias?
Gertrudes- Uma sopa e um bocado e um bocado de pão.
Joana-Gertrudes, isso é verdade?
Gertrudes(convencida)-Está claro que é verdade.Mas agora era melhor que a menina se fosse deitar porque estamos quase na meia-noite.
Joana(a despedir-se)-Boa noite.

Acto 6
Quarto

(Joana sai da cozinha e vai para o seu quarto)

Joana(contente)-Uma boneca,uma bola,uma caixa de tintas e livros.São tal e qual os presentes que eu queria.Deram-me tudo o que eu queria.Mas ao Manuel ninguem deu nada.
Joana-Coitado do Manuel. Na sua cabana deve estar muito frio, muita escuridão e a pobreza. Amanhã vou dar-lhe os meus presentes.

Joana(a pensar): “Hoje é que é a Noite de Natal éque se deve dar os presentes.Vou hoje ter a casa dele.”

Acto 7
Jardim/Rua

(Joana desce as escadas e vai para a rua.)

(Cães a ladrar)

Joana- Sou eu, sou eu.

(Cães calam-se)

Acto 8

Rua/Cabana de Manuel

(Joana anda muito até ver o grande pinhal)

(Joana vê uma estrela e pensa que é um amigo)

(Joana segue a estrela e a estrela faz uma roda à sua volta)

Joana(a pensar porque ouve passos):”Será um ladrão?”

(Melchior entra em cena)

Joana- Boa Noite
Melchior-Boa Noite. Como te chamas?
Joana- Eu, Joana
Melchior- Eu chamo-me Melchior. Onde vais sozinha a esta hora da noite?
Joana- Vou com a estrela
Melchior-Também eu, também eu vou com a estrela

(Joana e Melchior seguem a estrela até encontrarem outro rei)

Joana-Boa Noite. Chamo-me Joana e vou com a estrela
Gaspar-Também eu, também eu vou com a estrela e o meu nome é Gaspar

(Joana, Gaspar e Melchior seguem a estrela até que a Joana encontra outro rei)

Joana-Boa Noite. O meu nome é Joana. E vamos com a estrela
Baltasar-Também eu caminho com a estrela e o meu nome é Baltasar.

Acto 9
Pinhal/Casebre

(Os quatro seguem a estrela até ver um casebre sem porta)

(Anjos, vaca, burro e Manuel entram em cena)

Joana- Ah, aqui é como no presépio!
Baltasar- Sim, aqui é como no presépio.

(Joana ajoelha-se e pousa os seus presentes)

FIM!!!

Sem comentários: