quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dom Quixote

Texto Dramático.

O Meu Primeiro Dom Quixote

Personagens principais :

- Dom Quixote;
- Sancho Pança;

Personagens secundárias:

- pastores
- cordeiros
-barbeiro
- estalajadeiros
- três camponesas
- Dulcineia
- Dono dos leões
- leão
- duque
- médico do Duque
- Salteadores
- Cavaleiro da Branca Lua

Cenários

-um sótão
-o deserto e os moinhos
-sala e adega de estalagem
-palácio do duque
-praia


Acto I

Casa de Dom Quixote

Dom Quixote: -Sancho Pança, as minhas peripécias servirão para levar a paz e a justiça ao mundo, para proteger os fracos e lutar contra os malvados.

Acto II

Campos e Moinhos

Dom Quixote: - Ao ataque! Sancho Pança: - Senhor, são apenas moinhos.
Sancho Pança:- Eu bem avisei, Senhor os enormes braços que o Senhor via, eram apenas as velas dos moinhos.

Acto III

Estalagem
Sancho Pança: - Ai, ai, as alturas sempre me fizeram medo.

Acto IV

Campos com árvores

Dom Quixote: - Vou enfiá-los na minha lança, espetados um a um, como azeitonas.

Sancho Pança: - Parai Dom Quixote. Que ides fazer a esses pobres cordeiros.

Sancho Pança: - Era melhor pedir-lhes queijo e um jarro de leite.

Acto V

Estrada

Dom Quixote – (pegou na bacia pensando que era o famoso Elmo de Mambrino)
Para mim serão os meus poderes!


Acto VI

Estalagem

Dom Quixote – Toma! Toma, gigante malvado! Prova o metal da minha espada!(Ao ouvir a gritaria Sancho foi em seu auxílio)

Sancho Pança: -Meu senhor -acordando-o do pesadelo -olhai que melhor seria sido bebê-lo que derramá-lo!

Acto VII

Encontro na estrada com três camponesas

Dom Quixote :- Mas são simples camponesas.

Sancho Pança: - Não meu senhor! Estais enganados! É uma bela donzela. É Dulcineia. Foi um bruxo que vos lançou um feitiço e por isso os vossos olhos vêem a mais horrorosa das mulheres do campo.

Dom Quixote: (depois de conhecer a sua amada queria mostra-lhe a sua valentia como passavam por uma carroça com leões) soltem as bestas! Este animal vai ver do que é capaz a minha espada!

Sancho Pança :-Estais mesmo certo, meu amo? Como são grandes as garras e os dentes dos leões.
(O dono abriu a porta da jaula e soltou o leão que bocejou, levantou-se e caiu no chão da jaula).

Dom Quixote: – Nem o Rei da Selva é capaz de me afronta!


Acto VIII

Palácio do Duque

Duque: – Convido-vos a ficar uns dias no meu palácio, Dom Quixote. Proponho-vos que domeis um cavalo voador.

Sancho Pança: – Para onde vai o meu amo, vou eu também.
(Penduraram-nos por umas cordas, para fazê-los acreditar que voavam pelos ares).

O Duque (continuou com mais partidas): - Vais ser governador de uma terra longínqua que te dará muita riqueza e grande poder sobre os teus súbditos.

Acto IX

Nova Terra

Sancho Pança :– Tenho fome.

Médico do Duque :– Está doente e não pode comer.

Sancho Pança: – Quero comer! Nem que seja uma sardinhita pequenina ou uma batatita anã! (à frente de Sancho passavam grandes e suculentos pratos e continuava). Morro de fome! Dêem-me salpicão, ou um pêssego! (lamentava-se, lambendo os bigodes). Renuncio ao cargo de governador e quero ir para junto do meu amo. Mais vale um pedaço de pão na mão que dez perdizes cobertas de açúcar no ar.

Acto X

Os Salteadores

(no caminho encontraram salteadores)

Salteadores : – A bolsa ou a vida!

Sancho Pança: – Não trazemos connosco nada de valioso, nem jóias, nem moedas, nem oiro, nem dinheiro!
(O chefe dos salteadores reconheceu Dom Quixote e deixou-os em paz escoltando-os até à cidade).

Acto XI

Praia

(Dom Quixote e Sancho pança foram passear pela praia e encontraram o misterioso Ginete, chamado o Cavaleiro da Branca Lua).

Cavaleiro da Branca Lua: - Convido-te para um duelo, desembainha a tua espada e luta contra mim.

Dom Quixote :-Agora mesmo vais provar o aço das minhas armas, insolente.
(Mas ao primeiro embate Dom Quixote caiu por terra).

Dom Quixote: -Prometo que abandono as aventuras e volto às terras na Mancha.

(Dom Quixote abandonou as armas ao pé de uma árvore e decidiu renunciar à sua vida de aventura. Regressou a casa acompanhado pelo seu fiel escudeiro Sancho Pança.)




Sem comentários: