quarta-feira, 2 de abril de 2008

Informações sobre o texto dramático

as personagens, que são os agentes da acção; o espaço que corresponde ao lugar, ambiente, meio social ou cultural onde se desenrola a acção; e o tempo que dá conta do momento do desenrolar da acção. exposição (apresentação de personagens e dos antecedentes da acção), conflito (conjunto de peripécias, de acontecimentos que fazem impulsionar a acção, conduzindo ao seu ponto culminante, ao clímax) e desenlace (desfecho da acção dramática). A segunda apresenta a divisão em actos (divisão do texto dramático que corresponde à mudança de cenários) e cenas ou quadros (divisão do acto que corresponde à entrada ou saída de uma ou mais personagens).
e distinguir a personagens secundárias (participam na acção sem um papel decisivo) e figurantes (não intervêm directamente na acção, servindo apenas para funções decorativas)Quanto à composição e formulação, as personagens definem-se como modeladas ou redondas (com capacidade de alterarem o comportamento ao longo da acção), planas (sem alteração do comportamento ao longo da acção, nem evolução psicológica) e tipos (representantes de um grupo profissional ou social). heterocaracterização (através dos elementos fornecidos por outras personagens ou pelo dramaturgo através das didascálias) ou indirectas (deduzida a partir das atitudes.Do espaço distingue-se o cénico (lugar onde se movem as personagens e que recria o ambiente possível do desenrolar da acção dramática, graças à luz, ao som, ao guarda-roupa, aos adereços, à encenação), o espaço de representação - o palco - (lugar onde decorre o espectáculo teatral), o espaço representado (ambiente recriado pelos actores, interligado à acção e ao espaço cénico) Sobre o tempo, convém separar o tempo de representação (curto e necessário para a apresentação do conflito, para o desenrolar dos acontecimentos e para o desenlace

Como referenciar este artigo:texto dramático. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2008. [Consult. 2008-04-02].Disponível na www: http://www.infopedia.pt/$texto-dramatico>.


Este texto ajudou-me a relembrar certas coisas sobre o teatro como por exemplo o que são actos, o que são cenas e muitas mais coisas!

Sem comentários: