sábado, 5 de abril de 2008

O meu diario

1°DIA SÁBADO

Hoje, Sábado temos as malas todas prontas para ir ao esqui. Só o tempo de ir ao ténis, preparar o almoço, pôr as malas no carro e partir.
A viagem foi longa e sem grande interesse. As perguntas que foram mais feitas nesse dia foram « Quantos km faltam ? » « Quantas horas faltam ? »
Ao fim de 5 h de caminho chegámos a Dijon (capital da mostarda). Dormimos lá e recuperámos forças para 4 h de caminho, até Serre Chevalier.

2°DIA DOMINGO

Acordámos a pensar nas montanhas.
Partimos por volta da 10h30 am. Esta parte da viagem já foi mais divertida porque começava a haver montanhas e coisas mais interessantes. Por fim, às 4h da tarde chegámos a Serre- Chevalier que está a 25 km de Valmeinier. O Club Med era enorme. Parecia espectacular. Havia sofás, um bar, G.O.’s (Gentils Organisateurs)… Instalámo-nos no quarto D306. Entretanto chegaram nossos amigos.
À noite, ficámos espantados. O restaurante era enorme e podia se comer o que queríamos no buffet. Ás 8h30 havia sempre espectáculos.

3°DIA SEGUNDA-FEIRA

Acordámos frescos para ir ao « ski ». Fiquei muito desiludido ao saber que as minhas aulas começavam ás 8h30 por fazer a 3 *** ;
as da minha irmã ás 9h30 pois fazia o Flocon e as dos adultos ás 10h00. Os esqui foi óptimo pois as pistas estavam boas.
O almoço foi igual ao jantar anterior porque comemos imenso.
À tarde também fomos esquiar. Era lindo. Passávamos entre as árvores saltávamos, íamos pela floresta e aproveitávamos da vista nos puxa-rabos, telesieges, e nos teleféricos.
Chegámos ao hotel, cheios de frio mas muito divertidos.
Reparámos durante o esqui que Serre- Chevalier estava a 1400 m de altitude e esquiávamos entre 1800 m e 2600 m.
As pistas também eram óptimas. Havia pretas, vermelhas, azuis, verdes e pistas quase sem inclinação para os iniciantes mais pequenos.
As classes de esqui são :
Piou-piou 1° Etoile Etoile de Bronze
Ourson 2°Etoile Etoile d’Or
Flocon 3°Etoile

À noite, como sempre houve espectáculo


4°DIA TERCA-FEIRA

Acordámos, hoje a dizer « snow time ».
Pusemos os fatos de esqui, atacamos o restaurante e…
« OOLLÁÁ MMOONNTTAANNHHAA !!!!!!!!!!!!! »
Hoje o esqui foi diferente. Estava nevoeiro. Não pudemos tanto aproveitar como ontem… Abaixo de 1900m havia gelo, poudreuse e gros sels. Caíamos mais facilmente.
O almoço… (como sempre)
Continuámos o esqui à tarde. Desta vez estava melhor tempo portanto andámos só em pistas vermelhas. Voltámos para o hotel gelados por estarem –12°C lá fora a 2500m.
A seguir ao lanche fomos treinar para um teatro que ia ocorrer nessa noite.
O espectáculo correu excepto a fita da minha irmã.

5°DIA QUARTA-FEIRA

Hoje acordei mal.
Pus o fato de esqui lentamente e fui tomar o pequeno- almoço.
Entrei no ski room, ainda muito devagar não sei porquê mas no esqui estava todo animado por ir esquiar à tarde com o meu pai. Ao almoço ele veio ter comigo. Lá fomos nós.
À tarde estava imenso vento, o que é habitual na montanha. A meio encontrámos a minha mãe. Voltámos todos contentes por esquiarmos muito mais do que o normal.
À noite houve festa como todos os outros dias.








6°DIA QUINTA-FEIRA

Hoje foi como ontem. O esqui de manhã não foi muito bom porque havia muito vento. À tarde também fui com o meu pai. Adorei. Ele já esquiava muito melhor que há dois anos, tal como a minha mãe, tal como a minha irmã : ela antes fazia de « tartaruga » que quando ela caía ficava deitada no chão a dizer « Venham ajudar-me. Eu caí ».
À noite nós é que fizemos o espéctáculo. Fomo- nos deitar cedo. MAS … quase no dia seguinte levantei-me a meio da noite e BLURP vomitei… Chamei logo a minha mãe que veio a correr.


7°DIA SEXTA-FEIRA

Levantei- me bem mas inseguro.Fui tomar o pequeno- almoço. Comi pouco. Fui ao esqui mas só consegui chegar ao teleférico. Aí estive quase para desmaiar mas consegui aguentar. Estava mesmo doente. Voltei para o hotel e, com sorte encontrei a minha mãe a passear. Ela trouxe-me para um sofá e deu- me um comprimido. Ela ficou comigo a manhã toda. À tarde não comi nada. Ela deixou-me no quarto enquanto ela ia ao esqui. Quando chegou eu já tinha recuperado. Mau dia… ainda por cima eu tinha o teste para a 3***.

8°DIA SÁBADO

Hoje de manhã tive aula de esqui mas à tarde não.
Fomos todos com os nossos amigos.Descemos a montanha todos juntos. A neve estava óptima. Divertimo-nos imenso. Mandava-mos neve uns aos outros. Quando chegámos fomos andar de pá de neve. Acabou mal. À noite brincámos imenso. Fomo- nos deitar cansados e sem grande coisa para contar.

9°DIA DOMINGO

Temos as malas prontas para partir às 11h30. Tomamos o pequeno- almoço d e v a g a r . Jogamos ping-pong e á apanhada durante duas horas e partimos para Bruxelas.
Esta viagem foi mais facil pois dormi durante 4h. Fiquei espantado ao saber que quando nós passámos no « Tunnel de Frejus » o meu pai perguntou quantos km eram para a travessar o túnel, e o senhor respondeu « treddicci » ou seja 13 km. O túnel até tinha uma rádio especial uaaaaaaaauuuuuu !!!!
Depois de 11h de caminh chegámos a Bruxelas.



ADEUS SERRE-CHEVALIER
OLÁ BRUXELAS !!!!
Por Francisco Saraiva Onofre P5POA

2 comentários:

Anónimo disse...

Sou uma "naba", só hoje descobri o teu diário da neve. Gostei muito e como já nos tinham enviado as fotos, foi quase um filme...
Beijos
Avó Manu

Anónimo disse...

Olá Francisco. Belo programa de férias. 2 semanas de neve é obra. Pena a má disposição e os erros de ortografia do texto. Os à têm todos o acento ao contrário. Mas de qualquer forma o conteúdo está bom. Parabéns do Avó Samito